29 novembro 2010

O PERIGO AGORA É O PATRIOTISMO BOCÓ

A operação contra o tráfico foi um sucesso! O povo gostou, resolveu apoiar etc... Não há problema, concordo. Afinal não é todo dia que se apreende 20 toneladas de maconha, algumas toneladas de coca e derivados entre outros produtos que fazem a felicidade do tráfico, a infelicidade dos morros e a diversão da elite droguenta, chegada ao pó e a um brauzinho diário. Essa turma consumidora, pelo menos no Rio, vai ter um natal depressivo, de consumo racionado ou abstinência forçada. Afinal, o preço do bagulho vai subir. Mas o mais importante não está aí. Há um lado estranho nessa história: a apreensão de drogas foi fantástica, mas a recuperação de armas e a prisão de bandidos foi decepcionante para o tamanho da operação e para o excesso de publicidade que já começa a produzir  a turma do Cabral. Até Lulla já manifestou o seu desejo de tirar uma casquinha dos pobres amontoados nas vielas do Complexo do Alemão. Muitos sem acesso a água tratada, saneamento e energia elétrica.
O Complexo é um verdadeiro bolsão de miséria, daqueles que o Estado apodrecido e corrupto, como o carioca, tenta isolar ou para o qual vira as costas, a exemplo do  que se fazia na antiguidade com aquelas colônias de leprosos. A face  mais repulsiva do Estado se mostra quando a ele mais vale o jogo político e a perpetuação de grupos no poder do que o cumprimento das leis e o atendimento às necessidades da população. 
O Rio corre sério risco de regredir. O fato é que a maioria dos bandidos e das armas sumiram. Foram certamente se juntar a outros em outros territórios. A guerra apenas começou e já periga se transformar em um espetáculo de mídia inflado de patriotismo bocó com bandeiras nacionais tremulando. O esforço das forças armadas e das polícias corre o risco de descer pelo ralo da propaganda ideológica de uma hora pra outra. Os bandidos dos morros com UPPs continuam lá fazendo seu negócio. Os do Alemão fugiram em busca de abrigo. Tomara que a iniciativa que levou as forças de segurança do país a atuar, em parceria com as dos Rio, em prol da ordem não afunde no fosso  da vigarice publicitária. Que a luta continue e não se tomem decisões enérgicas apenas quando bando delinquentes voltarem a incendiar carros em meio à rua. Há braços!

2 comentários:

gustavo disse...

que a maior parte dos bandidos fugiram,e armados isso é verade.más também podemos fazer uma observação mais otimista,sabendo que bandido sem terriório,com seu exercito desorganisado,sem moeda de troca etc.é muito menos bandido!
sabemos que ninguem faz isso pela população carente(copa,olimpiadas dão mas lucro),mas o morro tb foi beneficiado.então vamos esperar pra ver.

GTV BOCA DO INFERNO disse...

É verdade também, gustavo.