15 novembro 2010

AS RAPOSAS E O JABUTI

O  título acima parece de fábula de Esopo, mas o assunto mesmo é o Prêmio Jabuti, um dos prêmios mais prestigiosos do Brasil para produção escrita em várias categorias, ficcional ou não. O fato é que o enredo da premiação deste ano bem mais parece ficção do que realidade: o romance de Edney Silvestre, Se eu fechar os olhos agora, ficou em primeiro lugar na categoria e o de Chico Buarque, Leite derramado, alcançou o segundo lugar, mas tchan-tchan-tchan!!!! Quem levou o prêmio? Acertou quem disse Chico Buarque! Os amigos de Chico não quiseram chorar o leite derramado e entregaram a premiação para o talentoso compositor de MPB, dublê de romancista.
Não tenho nada contra Chico! É um grande compositor! Soube beber o melhor de Noel Rosa, soube fazer poeticamente a crônica ideal ao enredo de samba; soube cantar e encantar pelo ponto de vista feminino, como já fazia Noel. Agora, o Chico político ficou estacionado nos anos sessenta, num bar de esquina do Rio de Janeiro, confabulando entre copos de wisque e baforadas de cigarro, a revolução socialista. No melhor estilo adolescente universitário engajado daquela época. O que dizer do Chico romancista? No mínimo que como romancista, em termos de qualidade, ele está mais para o Chico político do que para o Chico letrista.
Essa lambança que fez cair o Jabuti no colo do autor de Leite derramado deve ter dedo de raposa. Raposas da mesma marca daquelas que organizaram o manifesto pró-Dilma no qual Chico Buarque foi discursar feito um adolescente dos anos sessenta. Se tivesse um pouco de desconfiômetro, caberia a Chico devolver o prêmio que pertence de fato e de direito a Edney Silvestre e ir chorar seu leite derramado em outra freguesia. Há braços!

Um comentário:

gustavo disse...

fugindo u pouco do foco do assunto...
este tipo de atitude me parece ser marca do homem conteporânio.usar de sua influência,pra se auto promover.
deixando claro que somos muito mais egoistas do que deixamos transparecer.
ai nosso nobre lobeira diz...E O MUNDO QUE SE F.FUTEBOL CLUBE...
resumindo como pensam nossos lideres intelectuais e politicos!!