25 setembro 2010

BOCA DO INFERNO-61: PIRATA$ PÓ$-MODERNO$


O Brasil vive momentos de estarrecimento e de profunda decepção.

Não é por menos! é um escândalo atrás do outro.
Louve-se o trabalho da Imprensa e dos meios de comunicação.

Assaltaram os cofres públicos e contingenciaram o orçamento. Só há verbas para propina, "mensalões" e para se corromper os lacaios de plantão.
Falaram em ética, moralidade e respeito à causa pública e o que se vê na prática é tudo ao contrário do que se promete. A corrupção e a mentira foram institucionalizadas em quase todos os setores. O mau exemplo de tesoureiros, publicitários, dirigentes, politiqueiros, lobbystas, banqueiros, executivos e marquteiros provocam asco em nossa população, que prima em sua maioria pela prática dos bons costumes, da honestidade e do respeito à causa pública.
Senhores bem alinhados, altamente graduados, em princípio insuspeitos, quase todos engravatados, portadores de maletas suntuosas, de diplomas de nível superior e de ternos de grife mostram as suas verdadeiras facetas e intenções:
São autênticos corsários e famigerados piratas pós-modernos, pilhadores do erário, da fazenda nacional e do tesouro público.
Trabalham pouco e ganham muito bem. Recebem altos salários, comissões e ajuda de custo, para quase tudo. Esses senhores ultrajam a Nação com a falta de ética e o escárnio que nutrem pelo povo. São raposas a tomar conta do galinheiro. Eles adoram as verbas e vivem a falsificar o verbo. Essa gente perdeu o bonde da história.
Eles roubam, falsificam, mentem descaradamente e estão sempre na “telinha”, no horário nobre a fazerem promessas, contar piadas e bravatas sobre os seus feitos. Prometem de tudo: emprego, saúde, educação e qualidade de vida. Agem e legislam em causa própria e desrespeitam as leis. Eles não sabem o que é cadeia. Não conhecem a dura realidade em que vive o nosso sofrido povo. Vivem no mundo da lua, em vôos, viagens, jantares, festas, coquetéis, salamaleques e reuniões. Dizem as más línguas, que alguns até apreciam uma orgia. De preferência, em hotel 5 estrelas e paga com dinheiro público. Maria Esquina, que o diga!
Claro que temos as exceções, que são muito poucas. São mais de 300(mil) picaretas (como foi dito e cantado) a mamarem nas têtas do Estado e a sugar os mamilos da pobre-rica “viúva” verde-amarela.
Eles infestam palácios, hotéis, blocos, mansões, empresas, bancos, empreiteiras, trustes, oligopólios, agências, executivos, legislativos, judiciários. Abundam-se nas prefeituras e nas câmaras da desilusão. Desviam o dinheiro das escolas, da merenda, da saúde e do trabalho, para as contas pessoais, de familiares, parentes, amigos, “laranjas”, CC-5 e paraísos fiscais. Sonegam os impostos e fraudam a realidade.
São clientelistas, corporativos, entreguistas, fisiológicos, paternalistas, abusam do nepotismo e adoram mordomias. São lobos vestidos em pele de cordeiro, com hábeas corpus preventivo e salvo-conduto permanente. Milhões de corruptos e milhares de corruptores.

Ai do pobre que roubar um pão, vai preso em flagrante delito.

Depois ainda dizem que todos são iguais perante a Lei: Uns são mais iguais do que os outros. Superaram a ficção, com a repugnante realidade de uma pobre e triste ópera-bufa.
São intocáveis e protegidos por "leis" capciosas.
Vivem a fazer todo o tipo de sacanagem, como a imoralidade que arquitetaram contra os aposentados e servidores.

São imunes a quase tudo e arrostam com arrogância a ultrajante impunidade.
Acorda, minha gente: Reconquiste o direito de ser livre:
Libertas quae sera tamen. 


Gustavo Dourado*




*Gustavo Dourado é professor, poeta e escritor baiano com trabalho reconhecido internacionalmente. É mais um rebento da ala talentosa dos Machado do Pé da Serra Azul, neto que é de Sofia Machado Miranda, descendente de Venceslau Machado, fundador de Uibaí, muito embora tenha nascido na região de Ibititá. Há braços!

Nenhum comentário: