02 setembro 2010

OUTROS MENDIGOS

Na esquina deste mundo louco
Cheio de gente mas vazio e oco
Há um melancólico mendigo a implorar a outros: 
Dei-me um sorriso, pelo amor de Deus!
Dei-me um abraço, por caridade!
Dei-me notícias para matar a saudade!
Pega a minha mão e vá pela cidade.
Mostre-me o jardim, o lago, a imagem
de um novo canto,  com outra paisagem
Dei-me um sorriso, ainda tenho alma
Traga-me um abraço um tanto apertado
Alimente esse pobre corpo na calçada.


Neste solo cinza de sonhos fugazes
cheio de mendigos cegos sem ternura
cujos próprios passos cheios de loucura
os levam para longe eterna tortura
caminham sem se ver, 
sem sentir a textura 
do que há de humano em sua estrutura.
E  morrem famintos em meio a abundância
sem estender a mão 
ou sorrir 
ou viver 
fora dos casulos 
que teceram  sem querer 
fora das prisões que erigiram 
em seu ser.


(cosme bafão)

Nenhum comentário: