16 março 2010

CONSCIÊNCIA E COMPROMETIMENTO





Qualquer canabrabeiro, não importando o nível de educação, a condição econômica, o parentesco etc., que estiver ignorando a importância de coisas básicas como as que vão abaixo, no que se refere ao respeito e preservação ambiental da Serra de Uibaí, precisa urgentemente fazer uma avaliação de sua  prática no trato do ambiente e refletir sobre a validade de sua  visão a respeito da natureza:




“O que é Mata Ciliar?
Mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos nossos córregos, lagos, represas e nascentes. Também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. Considerada pelo Código Florestal Federal como "área de preservação permanente", com diversas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão específica de acordo com a largura do rio, lago, represa ou nascente.
As matas ciliares são protegidas pelo Código Florestal (Lei Federal 4771/65) que estabelece regras para sua amplitude mínima, de acordo com a largura dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes, na seguinte proporção:



• Corpos d' água com até 10m de largura tem que ter 30 metros de mata ciliar em cada margem;
• Entre 10 e 50m de largura, 50m de mata ciliar em cada margem;
• Entre 50 e 100m, 100m de mata ciliar em cada margem;
• Grandes rios com até 600m, 500m de mata ciliar em cada margem.



O que acontece sem a mata ciliar?
O uso das áreas naturais e do solo para a agricultura, pecuária, loteamentos e construção de hidrelétricas contribuiram para a redução da vegetação original, chegando em muitos casos na ausência da mata ciliar.
ESCASSEZ DA ÁGUA
A ausência da mata ciliar faz com que a água da chuva escoe sobre a superfície, não permitindo sua infiltração e armazenamento no lençol freático. Com isso, reduzem-se as nascentes, os córregos, os rios e os riachos.
EROSÃO E ASSOREAMENTO
A mata ciliar é uma proteção natural contra o assoreamento. Sem ela, a erosão das margens leva terra para dentro do rio, tornando-o barrento e dificultando a entrada da luz solar.
PRAGAS NA LAVOURA
A ausência ou a redução da mata ciliar pode provocar o aparecimento de pragas e doenças na lavoura e outros prejuízos econômicos às propriedades rurais.
QUALIDADE DA ÁGUA
A mata ciliar reduz o assoreamento dos rios, deixa a água mais limpa, facilitando a vida aquática.
IMPEDE A FORMAÇÃO DE CORREDORES NATURAIS
Essas áreas naturais possibilitam que as espécies, tanto da flora, quanto da fauna, possam se deslocar, reproduzir e garantir a biodiversidade da região.




Para que preservar as Matas Ciliares?
- Reter/filtrar resíduos de agroquímicos evitando a poluição dos cursos d’água
- Proteger contra o assoreamento dos rios e evitar enchentes
- Formar corredores para a biodiversidade
- Recuperar a biodiversidade nos rios e áreas ciliares
- Conservar o solo
- Auxiliar no controle biológico das pragas
- Equilibrar o clima
- Melhorar a qualidade do ar, água e solo
- Manter a harmonia da paisagem
- Melhorar a qualidade de vida

Quais os danos ambientais decorrentes da redução da cobertura florestal e das matas ciliares?

- perda de qualidade da água
- erosão e perda de nutrientes do solo
- aumento de pragas das lavouras.
- assoreamento dos rios e enchentes
- alterações e desequilíbrios climáticos (chuva e aumento da temperatura)
- redução da atividade pesqueira
Legislação
A mata ciliar é uma área de preservação permanente, que segundo o Código Florestal (Lei n.° 4.771/65) deve-se manter intocada, e caso esteja degradada deve-se prever a imediata recuperação. Essa lei já existe há 40 anos! Mas nem sempre foi cumprida.
Toda a vegetação natural (arbórea ou não) presente ao longo das margens dos rios, e ao redor de nascentes e de reservatórios, deve ser preservada. De acordo com o artigo 2° desta lei, a largura da faixa de mata ciliar a ser preservada está relacionada com a largura do curso d'água”.

HÁ BRAÇOS!

11 comentários:

kayq, ou nem, se preferirem disse...

kkkkkk! Indiscutivelmente, o texto mais hilário do nosso pedante professor, ou lúdico, usando um termo mais agradável à sua refinada escrita.Vejamos o porquê. É um texto conciso, informativo, explicativo e que define conceitos importantíssimos. Realmente. No entanto, a graça reside no fato de seu publicador ter recorrido a uma simples e rápida pesquisa no google, assemelhando-se à um alunozinho de ensino fundamental que vai fazer um trabalho sobre ecologia para ser exposto, para com isso enganar o internauta desatento, passando-lhe ares de conhecedor do assunto.Posteriormente, eliminaria de uma vez por toda, saindo por cima como sempre, a discussão que foi se estreitando a cerca do tema ''natureza''. Quem quiser pode confirmar, digitem no google ''mata ciliar'' e entre os primeiros sites estará o sigiloso texto publicado. Ironicamente, verão que são ''PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE MATA CILIAR.''

GTV BOCA DO INFERNO disse...

O texto está entre aspas Kayq. Você deve saber para que servem as aspas, não? Agora, se o texto é "preciso, conciso e explicativo e define conceitos importantíssimos", como você disse, então você sabe porque ele está no boca do inferno. Só falta mesmo você deixar de ser bobo e levar a sério, e por em prática o conteúdo "importantíssimo" do texto. Deixa eu te dizer, mais uma vez você está enganado: a internete é a maior reserva de conhecimento da atualidade, utilizada por todos os centros de conhecimento do mundo, mas, como você viu, é preciso saber usá-la. Há braços!

agora, kayaq disse...

é fácil querer mudar o mundo pela tela de um computador, sem sujar seus pés de lama, sem por a mão na massa, sem ao menos ter ido lá pra ver, assim fazem os senhores da guerra, com seus planos mirabolantes( alá gessinger), querendo
assim transformar nobre em ouro. em busca da paz.
muitos até usam a palavra do senhor
Dizendo estarem preocupados com o futuro da humanidade.
Outros, demagogicamente, como missão, se preocupam com um país sustentável alá Suécia, quando na verdade nada fazem nada a não ser escrever textos sobre aquecimento global, nesse caso um cópia e cola de mata ciliar.

caro professor,
lhe trarei a lista em breve de todas as plantas que cresceram nestes treze anos em um local impróprio segundo vossa senhoria(prostíbulo e cachaceiros rondam pelo balneário privado), mas que na verdade é o pedaço de terra mais cuidado da nossa serra.

Sinceramente, no seu caso
Consciencia sim,
Comprometimento não.
Já que há muitos anos vc não pisa seus pés no solo fertil da nossa pequena uibaí.

e só pra te lembrar
trarei a lista com as plantas que ajudaram no reflorestamento daquele pequeno espaço de flora do nosso grande pé de serra
de canabrabeiros
de caras que tomam cana brava
na nossa pequena canabrava do gonçalo,

um abraço a todos que fizeram e fazem por uibaí,
e que Deus perdoe todos os outros que utilizam de palavras quando precisamos imediatamente de ações.
até breve...

GTV BOCA DO INFERNO disse...

Violar lei ambiental é fazer alguma coisa pela natureza? Rapaz, isso, se não é cinismo, tá beirando à esquizofrenia. O cara acha "importantíssimas" as orientações e conceitos e leis ambientais e briga com unhas e dentes para defender um empreendimento plantado dentro de um espaço legalmente impróprio para sua instalação. Você já ouviu falar de "lógica'? Já que você gosta de pesquisar no google, procura aí. Vê se encontra também algo a respeito de argumento ad hominem e para de usar esse tipo de argumento ordinário.

kayaq disse...

quanta arrogancia
pega leve ai vai,
só opinei, não difame assim meus argumentos mestre!!

pesquiso sim,
mas quem pesquisou dessa vez foi o senhor(mata ciliar),não eu.

acho que vc não entende mais nada de uibaí mesmo, aliás seu cotidiano é dentro de uma sala de aula(será que vc conhece pelo menos seus alunos ou a si próprio?), quando não como esta agora, em frente uma janela virtual

espero que daqui a alguns anos vc
não apareça por aqui como muitos que foram embora e quando retornam dizem estar preocupado, que conhece o municipio.


Conheça a si mesmo(ai sim venha conhecer o balneário)
quem sabe a partir desse passo vc não evolua e então mude seus argumentos e sua forma de dialogar, e a partir dai vera que precisa frequentar mais a vida fora da caverna(RETORNANDO AO ATRASO), para não pegar uma carona nas frageis asas de ícaro, porque quanto mais vc argumenta mais vc mente pra si mesmo, e a queda quando se move a si mesmo, bem no fundo da mente e da alma, é maior que cair de um precipício.

suas bélicas palavras,
digitadas neste blog,
precisam respirar novos ares.
É tempo de agir, falar coisas boas
para seus companheiros(sobre o amor quem sabe).

estás pelo avesso.
venha provar da agua que desce
das montanhas serra azuis(que em outros tempos provastes)e assim lavar tua alma.

tou te devendo a lista das
plantas do "balneário privado"

cumprirei

GTV BOCA DO INFERNO disse...

É kayq, como lidar com o seu obscurantismo, com a contradição entre a sua prática e o seu discurso,com o seu ego inflado além da conta, com a falta de conteúdo e de lógica do seu texto, que tá mais para um cacarejar adolescente cheio de hormônios, sem assumir a posição ou de professor, ou de autoritário ou de arrogante? Se eu for me preocupar em mostrar didaticamente as falhas de conteúdo do que você diz, vão dizer que eu estou sendo professor, se eu simplesmente passar por cima de você como um rolo compressor de conhecimento, vão dizer que eu sou arrogante; e se eu simplesmente te mandar largar de ser burro e ir estudar e saber das coisas em vez de deixar os hormônios agirem em lugar do seu cérebro, vão dizer que eu sou autoritário. Não vou ser nenhuma dessas coisas. O objetivo aqui não é esse. É óbvio que por falta de argumento você dana a atirar para tudo que é lado, tenta desviar o foco para o lado pessoal etc. Então é o seguinte, de minha parte, paro por aqui.

kayq, ou nem, se preferirem disse...

amigo, até agora você não conseguiu distinguir quem é kayaq e quem é kayq aqui. releia os textos e você vai saber o que eu disse.A diferença é apenas um ''a''. Repare.

Unknown disse...

Pessoal sou cidadão uibaiense e gostaria de tirar uma dúvida. Foi divulgada nesse blog uma denúncia de que o balneario o brejo utiliza energia do poço da prefeitura que abastece o largo do cruzeiro. Gostaria de saber o que dizem os proprietários? Porque só faltava essa aqui!!!

Anônimo disse...

É marcos fugiram de responder sua pergunta. Engraçado né, batem boca, batem boca, batem boca, mas na hora de mostrarem o que fazem de errado ninguém responde nada. Pois é conclui-se que a denúncia parece ser verdadeira, transparecendo que o balneario o brejo está mais para o "balneário o gato" como disse o dignissimo sr. joão. Mas, será que a prefeitura concedeu alvará de funcionamento? ou está funcionando sem na ilegalidade?

Erivelton, propietario do balneario disse...

olha meu amigo, venho aqui te falar que a energia do balneario nao é gato, pois nunca precisei roubar para manter minha dignidade. A energia do brejo ela vem por intermedio de uma extansão oferecida pelo atual prefeito e que ira funcionar ate o dia que o prefeito bem entender, pois a energia foi oferecida por vontade dele.

Faça como eu, mostre sua cara, diga seu nome, me chamo Erivelton e venha discutir comigo, pois estou pronto para discutir com qualquer que seja sobre meus atos.

kayq, ou nem, se preferirem disse...

a resposta a marcos não tinha sido respondida antes, devido ao fato de ela já ter sido respondida no outro texto, justamente por mim, então, antes de vir aqui acusar sem nada saber, é melhor navegar mais pelo blog, lendo os textos que se referem ao assunto, pra saber o que já foi perguntado e o que já foi respondido,
o que eu não vou fazer é ficar respondendo as mesmas perguntas.
E aos acusadores de plantão, tenham ao menos a coragem de se identificar.