15 março 2010

A AVENTURA AQUI É A DA CIDADANIA

Alguns comentários que aparecem por aqui são inclassificáveis. Muitos mereciam mesmo um estudo sobre estética da recepção ou sobre imaginário e comunicação. A gente sabe que há uma galerinha jovem, influenciada, deslumbrada com esse lance de ler e de citar e de escrever. Isso é bom! É positivo! Desse modo, não nos sentimos à vontade para responder de forma vertical a certos comentários carregados de imaturidade juvenil pelo simples fato de que as referências de leitura mostradas ou implícitas nesses comentários são frágeis , além de muitas vezes contraditórias e incompatíveis com a discussão. Temos consciência de que se nos dispusermos a tal tarefa, dificilmente conseguiremos fugir do tom professoral, inadequado a este espaço, ou do tom autoritário que tanto desprezamos.
Há os que mistificam a tarefa do escriba que se aventura cotidianamente nesta página ingenuamente como intelectual. Há os que o demonizam, os que, movidos pela vaidade insuflada pelo imaginário de intelectualidade, se posicionam como supostos intelectuais que dão conselhos e listam filósofos e autores etc., tudo com a ilusão de que estão se pondo a altura do adversário. Bobagem! Bobagem mesmo! Não há adversário nesta seara. Há exercício de leitura e de interpretação abertos a quem quiser participar. Aqui não é espaço de rigor acadêmico, de texto científico ou algo que o valha, embora não se faça censura a esses devaneios humanos. A aventura aqui é a da cidadania, não a da intelectualidade. Aqui é espaço de opinião. Só isso! Há braços

7 comentários:

kayaq de almeida machado disse...

quanta prepotencia diante dessa galerinha jovem influenciada.
o bom é saber que o velho conceito que a juventude trás a esperança nunca ira morrer, por que se depender de muitos velhinhos gagas, nada melhor do que tomar um chá ou café com leite( algo desse tipo)no seu diva, com um espaço virtual a tira-colo para falar coisas do mundo real.

uibaí nos preocupa mesmo.
que pena que muitos nada fazem nada por ela.

GTV BOCA DO INFERNO disse...

Você é mais velho do que imagina kayaq. Não há nada de novo no que você diz. Suas palavras trazem o bafo e o mofo de coisas que vem sendo repensadas há muita décadas. Isso é só para você sacar que juventude não é uma questão cronológica. Não é a idade que determina a juventude e a juventude baseada na idade traz necessariamente virtude alguma. Há braços!

GTV BOCA DO INFERNO disse...

Você é mais velho do que imagina kayaq. Não há nada de novo no que você diz. Suas palavras trazem o bafo e o mofo de coisas que vem sendo repensadas há muita décadas. Isso é só para você sacar que juventude não é uma questão cronológica. Não é a idade que determina a juventude e a juventude baseada na idade não traz necessariamente virtude alguma. Há braços!

kayaq disse...

com certeza
o que mais admiro em pessoas de idade mais avançada, com mais experiencia, é sua juventude.
o que mais me alegra é saber que vou envelhecer e minha mente voltara a ser como quando tinha cinco anos, tempo este melhor qo que qualquer outro,
jamais teria descoberto as mentiras mais sinceras que os adultos nos contam,
queria ser eternamente criança, quem sabe daqui ha uns 50 anos isso possa se consumar, do jeito que a ciencia anda...

kayq, ou nem, se preferirem disse...

Dizer que alguns comentários aqui necessitam mesmo é de um estudo SOBRE ESTÉTICA DA RECEPÇÃO ou sobre IMAGINÁRIO E COMUNICAÇÃO.Óh! Que maneira linda e complexa de se defender, de tentar se sobressair de um erro evidente. Sinceramente, o que pretendes com isso? Fazer uma análise á nível de terceiro grau a cerca de um comentário que o contrariou, digno de um sábio das letras, para que um internauta a leia, e tire a conclusão de que o pedante professor saiu por cima da discussão que se formou. Sejamos pragmáticos e usemos palavras e assuntos mais comuns para argumentar. Ou tu, óh grande professor, perdestes, por contato em demasia com as complexidades da língua, a capacidade de falar trivialmente?

GTV BOCA DO INFERNO disse...

Como disse, Kayq, não tenho interesse em dar aula aqui. Isso me forçaria a trazer elementos teóricos que desviariam a função do espaço. Também criariam uma situação de desigualdade terrível no debate. Não é meu interesse. Mesmo admitindo não saber se estou falando ainda com o jovem kayq, dado a mudança significativa no nível da linguagem, não vou prolongar mais a discussão, até porque você cristalizou alguns equívocos como estratégia de defesa que emperram a discussão. O último comentário meu é suficiente para provar que você acha que está sendo ecológico e preservacionista quando na verdade está apoiando uma iniciativa que faz o contrário; que você não sabe a diferença entre História e valor simbólico; que você reduz, de forma obscurantista, a realidade à limitação do seu conhecimento e ainda pensa que qualquer "A" que eu diga aqui o faça como professor e não como alguém que está discutindo levando em conta a faixa etária, a limitação de linguagem e de cultura do questionador. Então tá aí!

RAUL disse...

Senhores, não percamos tempo com essa de discussão intelectual,, não cansemos, NÓS, leitores com essa disputa INGLÓRIA. Se há retrocesso, crime ou o que valha nessa questão MENOR que dêem as caras as autoridades e delas cobremos com brevidade, É FÁCIL ficar por trás de um PC mandando chumbo, mas na ora do vamo ver, na ora de estar aqui na TÃO AMADA TERRA DEFENDENDO, LUTANDO PROTESTANDO, agem de forma totalmente contraria, pois quando aqui estão ajudam a propagar o alcoolismo, a prostituição infanto-juvenil etc, ETC., ETC,...
Deixemos de blá blá blá SENHORES