19 dezembro 2010

UNE: UNIÃO NACIONAL DE QUE MESMO?

Foto: antiga sede da UNE no Rio.
A UNE recebeu  de Lulla, durante os oito anos de governo, a bagatela de 13 milhões de reais. Isso é uma boa soma. Pagou o silêncio e o servilismo da entidade por todo esse tempo. Tanto é que a UNE sempre tão disposta a puxar um "fora, fulano!", "fora, beltrano!" , "fora, ciclano!" atravessou os longos anos de lullismo como uma cachorrinha amestrada. Veio mensalão e ela quietinha, veio caso Renan e ela nenhum rosnado, veio o rolo da CPMF e ela muda, apareceu o escândalo Sarney e ela fingiu que nem viu, pipocou a esculhambação do Enem e ela deu de ombros. 
A UNE tem história, isso é inegável, mas do fim da ditadura para cá ela nunca deixou de ser mais que uma repartição do PC do B. E o PC do B também nunca deixou de ser uma facção do PT travestida de partido. Como facção do PT, o partido de Aldo Rebelo colonizou o Ministério dos Esportes e um trecho da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Vocês devem se lembrar de que foi Haroldo Lima, raposa velha do PC do B baiano, que, na presidência da ANP, deixou vazar as pesquisas sigilosas sobre as jazidas do Pré-sal antes mesmo de a Petrobras confirmar com segurança o potencial das descobertas.  Não acredito que tenha sido um vazamento inocente.
Mas quem achou exagerada a quantia que o governo lulla enfiou nos bolsos da UNE durante os dois mandatos ainda não sabe que agora uma das últimas canetadas de Lulla no exercício do poder foi autorizar o depósito de 45 milhões na conta da UNE para reconstruir a sede da entidade no Rio de Janeiro. Tá certo que o casarão histórico da UNE havia sido destruído pelo regime militar e era obrigação do Estado devolvê-lo  à entidade. Mas destinar 45 milhões para um prédio de 13 andares? Para quê? Para homenagear o número 13 do PT? Brincadeira! Quantas bibliotecas populares poderiam ser abertas com essa grana? 
Os mais otimistas devem estar pensando: ainda bem que a homenagem foi à legenda do PT, imaginem se fosse ao PC do B cujo número de legenda é 65? Há braços!

Nenhum comentário: