04 maio 2010

PARA QUEM VIVE DA SUJEIRA, A LIMPEZA É REPUGNANTE!

Minha vó sempre dizia: "pau que nasce torto, sempre morre torto". Quem nasceu pra pau de galinheiro, volta e meia tá no puleiro. Aí a gente fica se perguntando como é que os fichas-sujas do congresso vão aprovar um projeto que proíba ficha-suja de concorrer em eleição? Nunca, jamais! Primeiro eles vão sujar o projeto. Enchê-lo de concessões, de brechas para facilitar a continuidade da farra legislativa. Depois da coisa emporcalhada eles aprovarão no maior cinismo. 
Não há seriedade alguma na maioria dos habitantes do congresso brasileiro. A prova é o que estão fazendo com esse projeto que, se não conterá a corrupção, pelo menos porá um fim àquele negócio de bandido condenado voltar para o serviço público com ares de autoridade e cheio de imunidade. O projeto de lei que combate os ficha-suja visa impedir que políticos condenados em primeira instância pela justiça sejam candidatos a cargos eletivos. Como se vê, o projeto é limitado. Gente como Sarney, Renan Calheiros, Roriz, todos amigos de Lulla, embora bandidos corruptos não seriam importunados pela tal lei. Achando pouco, ratos do legislativo têm trabalhado (só assim eles trabalham) para tornar o projeto mais inócuo ainda. Se virar lei, não terá valor algum. Estará mais furada do que queijo suíço. Será tão eficiente quanto amarrar cachorro com linguiça.
Mais de um milhão e seiscentos mil  brasileiros assinaram o documento que encaminhou o Projeto Ficha Limpa ao congresso. Isso é uma demonstração incontestável de que os cidadãos não concordam com a farra anti-ética que predomina nos corredores do Estado brasileiro. Conforme matéria do Estadão online de hoje, "no entendimento de alguns juristas, no entanto, (...) a lei (se aprovada) só poderá valer para as eleições municipais de 2012. O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), faz coro. Segundo ele, não há tempo para as regras, mesmo aprovadas, serem aplicadas em outubro". Como se vê, a preocupação com a ética não é definitivamente matéria petista mesmo.
É vergonhoso que o povo tenha que propor um projeto de tal natureza. É um sintoma miserável de que o norte ético, os princípios básicos que investem a ocupação de cargo público há tempos estão esquecidos. O normal é não ter princípios; o natural é não ter norte algum além dos próprios interesses. A prova disso é o que muitos deputados estão fazendo, mesmo em ano eleitoral. Como não cairia bem rejeitar o Projeto Ficha Limpa em ano eleitoral, eles o estão desfigurando com cortes e emendas para por fim esterilizá-lo antes de aprová-lo. Aí a gente faz aquela pergunta mais besta do mundo:quem tem medo de um projeto que propõe uma coisa tão simples e tão óbvia? Há braços!

Nenhum comentário: