02 maio 2010

AOS AVENTUREIROS DOS DOMÍNIOS DE KALIOPE

Abaixo, o poema do velho Walt Whitman, o maior poeta da América do Norte. Amado e respeitado por várias gerações, de conservadores a beatniks, de beatniks  a pós-modernos. Whitman cantou a liberdade, a democracia e a grande poesia livre  no seu  leaves of grass. Oferecemos aos nossos jovens poetas canabrabeiros estes versos de Whitman como um aceno de quem está no caminho da poesia. "O Captain! my Captain! our fearful trip is done, The ship has weather'd every rack,
the prize we sought is won, The port is near, the bells I hear, the people all exulting"... :

POETAS DE AMANHÃ
Poetas de amanhã: arautos, músicos, 
cantores de amanhã !
 
Não é dia de eu me justificar
 
E dizer ao que vim;
 
Mas vocês, de uma nova geração,
 
Atlética, telúrica, nativa,
 
Maior que qualquer outra conhecida antes
 
- levantem-se: pois têm de me justificar !

Eu mesmo faço apenas escrever 
Uma ou duas palavras
 
Indicando o futuro;
 
Faço tocar a roda para frente
 
Apenas um momento
 
E volto para a sombra
 
Correndo

Eu sou um homem que, vagando 
A esmo, sem de todo parar,
 
Casualmente passa a vista por vocês
 
E logo desvia o rosto,
 
Deixando assim por conta de vocês
 
Conceituá-lo e aprová-lo,
 
A esperar de vocês
 
As coisas mais importantes.

(Walt Whitman)


HÁ BRAÇOS!

Nenhum comentário: