18 janeiro 2010

EM SINTONIA COM O REBANHO

Recebemos um emeiozinho, aqui, enfezado, soltando faísca, porque dissemos que o tal sindicato de Uibaí é medíocre. O tipo que escreveu a pérola costuma ficar em cima do muro. É daquela gente muito comum em Uibaí que leva a vida praticando a famosa “Lei de Gerson”. Não gosta de se indispor com ninguém, logicamente com o objetivo de tirar uma vantagem aqui, outra acolá. Como há vislumbres de faturar alguma migalha na atual conjuntura, ele soltou as garrinhas, mas de forma discreta que é para não perder também uma possibilidade futura , vai que o caldo entorna! 


O sujeito, daqueles que ainda têm o toco do rabo, alega no emeio que a gente “desconhece inteiramente” a realidade rural do município. Nossa, como deve ser difícil conhecer a “realidade da área rural” de Uibaí. Deve ser muito complexo mesmo, coisa para um século de estudos... É o jeito a gente ir  fazer graduação em História lá em Feira de Santana para ver se ganha o “dom”. Se não funcionar, pelo menos uma coisa a gente vai aprender: falar asneira em idioma sofrível. 


 O nosso amigo, que parece ser profundo conhecedor de nada (haja visto o tanto de “até aonde eu sei”), diz o básico no emeio e, ao que parece, ele não sacou bem o sentido do que disse : o sindicato “é a entidade proponente do projeto da Seac para fins legais, sendo a REALIZAÇÃO de todos os grupos e entidades que se manifestarem interessados”. Qual o sentido disso? Ora, é óbvio: nós gerenciamos a grana e os outros fazem o trabalho! E não é assim que os mocós gostam? Que coisa linda. A turma da libertação vai dar uma condecoração para o nosso amigo. Ele diz também que o sindicato foi escolhido de forma democrática. Nós acreditamos! É aquele tipo de democracia que o PT costuma praticar: leva um monte de cupinchas com posição fechada para a reunião, o capapreta faz a proposta combinada, espera as propostas divergentes, depois leva à votação, com resultado já pré-determinado. O teatro cínico de sempre.


No fim do emeio, achando poucas as besteiras despejadas, o nosso super-hiper-ultra conhecedor dessa coisa complexa (dificílima!) que é a realidade da área rural de Uibaí soltou mais uma pérola para fechar a conversa: os critérios de escolha do sindicato foram a “capacidade de organização burocrática” e “representatividade”. Pelo desfecho, dá para perceber que a reunião foi realmente muito séria. Ninguém tem capacidade de organização burocrática para organizar Seac além do sindicato e ninguém também representa a cultura melhor do que o sindicato. É para rir dessa coisa inteligente? UI, UI, UI... Vai bater pau assim lá em Mirorós! Como costuma dizer Julieta: VALA, MEU PAI! Para conviver com esse tipo de figura, é preciso estar disposto a se surpreender diariamente com as coisas mais bizarras.  Há braços!

4 comentários:

Anônimo disse...

Só nos faltava essa, querer incutir na singela sociedade serrana que somente o Sindicato dos Fun/Muni da Adm. teria capacidade para a realização da NOSSA SEMANA DE ARTE. Mas não me espanto não, será mesmo que teremos tal festividade a contento, será que o presidente do sind. tem cultura pra cuspir na escultura. Não, nos depararemos mais uma vez com aquele velho e charmoso discurso ptista/socialista/maxista/fidelista/moralista/chavista/hitlerista, aquele discurso COMUNISTA DE ARAQUE. Entregar a realização da Semana de arte nas mãos desse sujeito (o Homem certo - RAIMUNDÂO) é de fato, CUSPIR NA ESCULTURA, sem falar ainda na sutil possibilidade de desvios de monetarios e coisas mais. Já tô vendo até a abertura da SEAC, o presidente, "Caros Companheiros, estamos agora diante de uma nova realidade na nossa cidade, o Governo da Reconstrução, da Libertação, da Honestidade, da Moral, da Moralidade (as palavras do velho TARçO - Hoje Popular Mãezinha da chapadinha, "CALAAAADO")chegou, a igualdade social defendida a centenas de anos por MAX, CHE, FIDEL, LULA, Hitler,ops!. Ta na ora dessa cambada de ilusionistas de araque se retirar, O POVO não cai mais nessa de revolução (seja social, moral, fodal, ou qual?), quero só ver o estrago que vai ser a SEAC, coitado dos que lutaram no passado para concretiza-lá.

Anônimo disse...

ihhhhhh votei no sindicato, será q sou "cupincha" do PT????ou será q tenhoalgum outro(s) motivo(s)... sou analfabeto??? parece, amaioria dos uibaienses são...

GTV BOCA DO INFERNO disse...

Que bonitinho o anônimo usando o truquezinho de generalizar o que a gente não disse. Não, certamente você não é analfa e nem a maioria dos uibaienses, como você solitariamente afirma. Mas também você não é tão esperto quanto presume, basta ver pela ironia mal feita. Há braços!

Anônimo disse...

Em sintonia com o rebanho, em sintonia com o rebanho, em sintonia com o rebanho, caramba, que grande prazer eu sinto em ter diante de mim um texto que reflete a alma do canabrabeiro com tanta clareza. Esse texto me fez abrir os olhos pois sou canabrabeiro e apartir de agora vou me atentar mais pra os meus atos e meus comportamento pois não quero comungar com esse atraso.
Obrigado amigos pela existência desse periódico tão importante para a nossa comunidade.
obs:Não quero me identificar, não julgo ser importante isso, ao contrário de algumas pessoas que por se sentirem ofendidas com as verdades editadas nesse periódico e não vêem se não outra forma de se defenderem... Que pena!!!