09 agosto 2009

LIÇÕES DE MACHADO PARA A CANALHA

Seguem duas lições de Machado de Assis que Lula, Sarney, a gangue do Senado e os demais aliados não aprenderam. Em Memórias Póstumas de Brás Cubas, retiramos a primeira lição:
“Teme a obscuridade, Brás; foge do que é ínfimo. Olha que os homens valem por diferentes modos, e que o mais seguro de todos é valer pela opinião dos outros homens”. (Obra completa. Vol.I, p.548). Como já sabemos, essa turma aí que está no poder “se lixa” para opinião pública.

A segunda lição pode ser lida em O Segredo do Bonzo:
“ se uma coisa pode existir na opinião, sem existir na realidade, e existir na realidade sem existir na opinião, a conclusão é que das duas existências paralelas a única necessária é a da opinião, não a da realidade que é apenas conveniente”. (Obra completa. Vol. II, 325)
Dessa segunda lição, podemos dizer que se foi aproveitada, o foi apenas no sentido de que as falcatruas da turma do poder, porque concretas, devem ser relegadas ao esquecimento, sobrevivendo apenas num discurso maquiado, cosmético e muito distante da concretude nefasta. Isso serve para a Canabrava também. HÁ BRAÇOS!

Nenhum comentário: