25 novembro 2009

UIBAÍ, AS OPOSIÇÕES E AQUELES QUE TÊM MEMÓRIA CURTA.

Praça Inquieta,2003, um tapa na cara dos farsantes oportunistas que se diziam de esquerda.




Faz parte da democracia a liberdade, a pluralidade, o respeito à diversidade de opiniões, as derrotas e as vitórias. A democracia é um caminho que se faz caminhando. Não há nada de excepcional em facções descontentes reconhecerem seus erros, suas imprudências, romperem e recomeçarem – mudarem de partido, ou, até mesmo, fundarem um novo. O importante é não perder as referências históricas de luta. Agora o que não deve acontecer é permitir que o exacerbado ego provoque “perda” de memória, de vergonha na cara e, consequentemente, de respeito pelo próximo, por cidadãos que sempre fizeram oposição em Uibaí, aqueles que têm prudência e responsabilidade com a coisa pública; aqueles que estão onde sempre estiveram e que não precisam romper porque não fizeram composição. 
Agora, cá para nós de oposição, oportunismo tem limite. Forjar uma história política e uma filiação partidária de um indivíduo avesso e estupidamente estranho às origens e aos ideais de um partido político; lançar a candidatura desse elemento por três vezes consecutivas; apoiar alianças com o “diabo”, acordos e composições espúrias, desse indivíduo e de sua “turma”; jogar no esgoto da história  três décadas de luta (que não lhe pertencem); e depois da “merda” feita vir se intitular de nova oposição! Tenha santa paciência! Não subestime a inteligência do povo.
Ao que me consta, tudo, absolutamente tudo, é ideológico. Até mesmo a ciência que ao longo da história se afirmou imparcial, não ideológica, já reconheceu sua parcialidade. O que está por detrás de todo postulado científico é a mão do homem com seus sonhos, suas escolhas, suas ideologias. Portanto se ARENA e MDB, como li num desses textos intencionalmente desmemoriados que rondam por aí, em algum momento da história se disseram não ideológicos, mentiram e tiveram por ideologia mentir.  É ideológico, por exemplo, tentar apagar da histórica esquerda de Uibaí cidadãos que sempre fizeram oposição, pelo simples fato de estes não terem apoiado o atual governo local.
A análise de conjuntura que qualquer cidadão faz do cenário político de Uibaí, hoje, é a de que existem quatro linhas de situação (direita) e permanece apenas uma oposição (esquerda). O que faz a diferença entre as facções de governo é que apenas duas estão no poder. Traduzindo ao pé da letra: um grupo composto pelos que sempre mamaram, porém perderam as tetas (está fora do poder); outro grupo com a mesma origem do primeiro, composto por elementos que também sempre mamaram e continuam mamando (está no poder e é majoritário); um terceiro grupo de “salvadores da pátria”, a nova elite oportunista, os “cara-vermelha”, estes sonhavam com o poder a qualquer custo, com o único objetivo de, igualmente aos outros, defenderem seus interesses privados (está no poder e não vai querer largar esse osso); e a quarta linha que é, de fato, completamente diferente das demais, a começar pelas caras que estão quebradas, é composta por figuras politicamente irresponsáveis e que vão pagar caro pelas escolhas que fizeram (está fora do poder). Esse segmento cheio de ressentidos está  à procura de rumo e ousa se apresentar como nova oposição.
A real oposição política em Uibaí não fez parte desse jogo sujo, não fechou os olhos para as alianças podres, não se calou. A real oposição política em Uibaí, por volta de 1999 já agia em descompasso com todos os segmentos listados acima. Enquanto os libertadores de Uibaí faziam alianças, a oposição concreta denunciava todo esse movimento traiçoeiro, fazendo educação política e trabalhando a formação de opinião, com vistas a fortalecer a cidadania, via Revista Boca do Inferno. Essa legítima oposição lançou em outubro de 1999 o manifesto: Nós, a esquerda e UIBAÍ rumo ao século XXI, no Círculo Operário do Cruzeiro, contra a primeira candidatura de Pedro Rocha, em 2004 se pôs novamente contra a trupe da "libertação e reconstrução" e até lançou o slogan: "Frente de Libertação do Patrão que Existe dentro de Você", em 2008 mais uma vez combateu a frente que costurava  o nome de Pedrinho para a terceira tentativa. Qualquer um que leu do número 10 ao número 40 do Caderno Boca do Inferno sabe disso.
Por último, gostaria de comentar mais uma afirmativa do texto desmemoriado(para não dizer outra coisa) de que “ou se luta unido para tentar construir, com o que tem compromisso com uma Uibaí mais justa, sem corrupção, sem nepotismo, sem fisiologismo, ou entrega no próximo pleito a administração aos que sempre defenderam essas práticas”. Entregar mais o que? Já entregaram tudo, é fato consumado. Acorda!! Que diferença há entre os donos do poder em 2004 e os donos do poder em 2008? Quem já mandava, continuou mandando, se garantiu sozinho e comprou quem esteve à venda. Querem mais princípios socialistas? Chega! Esse princípio é perigoso, pois ele socializa demais: Se você me der 203 votos daremos o cargo de vice para seu filho, assim me será socializado um salário na Câmara Legislativa Municipal. No futuro, se melhorarmos no quesito “solidariedade socialista”, você volta para a Câmara Legislativa Municipal e, de lambuja, traz seu filho para o cargo de advogado. Mas tem uma condição, aliás, duas, ou melhor, três: queremos garantir a vaga de Prefeito, um salário de vice e uma vaga na Câmara Legislativa Estadual. Em Uibaí está sobrando ideologia socialista, gente!
Cá estamos nós, a tempestade. Temos a paciência histórica, não fazemos alianças sujas, não vendemos o que não nos pertence, não somos e nem queremos o povo como massa de manobra,  respeitamos  diferenças, mas seremos impiedosos com os impostores que tentam apagar a história, tão somente para favorecer os interesses de suas panelinhas.


Florentina Oliveira Machado



4 comentários:

GTV BOCA DO INFERNO disse...

RESPOSTA DE ALAN MACHADO:

"A LÍNGUA VAI ONDE O DENTE DOI"

Enoch, é também muito carinhosamente que me ponho a questionar o seu comentário. No referido comentário você diz que tem muito respeito pelo prefeito e sempre esteve em todas as campanhas. Não tenho nada contra a pessoa Pedrinho, mas pelo político Pedrinho não nutro respeito algum. Ele não tem trajetória nem projeto, não deveria ser representante político. Uibaí não é mais Vila de Chique Chique. Nisso eu sou completamente diferente de você e em mais: fui contra ele em todas as três tentativas de chegar ao poder e os motivos que me levaram a rejeitá-lo desde a primeira campanha são os mesmos até hoje e muitas coisas que ainda não haviam acontecido e que eu disse que iam acontecer estão aí como rotinas. Diferente de você (vide o “não me envergonho da trajetória curva” do seu comentário) eu me envergonharia muito de apoiar truculências e coligações espúrias, por isso não o apoiei desde o princípio. Outra coisa, o poder não foi abalado em nada em Uibaí. Apenas mudaram-se os ocupadores. A diferença entre o grupo anterior e o atual é puramente metodológica. Isso quer dizer que a prática não mudou. Você, ao contrário do que disse, não está “longe do saco de confetes”, está com ele na mão comemorando o, como você diz, “avanço tímido e realmente perigoso”. Pegue uma casa velha prestes a cair, dê uma boa mão de tinta na fachada e lhe parecerá "um avanço tímido e realmente perigoso". Nesse caso, você não poderia mesmo concordar com o Boca do Inferno, seria muito incoerente. Por fim, só o nome do Boca do Ceu é contraponto do Boca do Inferno e mais nada. Nós não bajulamos ninguém, nem fazemos vistas grossas para imposturas de certas pessoas apenas por serem nossas aliadas . Fomos nós que contestamos o apagamento da história de oposição, maquiavelicamente empreendido pelo texto de Rui, não ele quem nos contestou. Aliás, o Boca do Ceu é um panfleto primário e emocional, nunca teve condições de contestar nada. Se fosse honesta a discussão que ele levanta agora, a primeira coisa que teria feito seria dizer que ele é oposição hoje com base justamente nas críticas que fizemos ao grupo de Pedrinho ao longo dos últimos nove anos. Críticas que ele tentou minimizar o tempo todo, inclusive com ataques pessoais.
Há braços!

GTV BOCA DO INFERNO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GTV BOCA DO INFERNO disse...

COMENTÁRIO DE ENOCH CARNEIRO

Data: Sexta-feira, 27 de Novembro de 2009, 10:39

Prezado Alan,

A literatura afiada e afinada me seduz, porém necesitamos, às vezes, engolir sapos para sobreviver, quando escrevo sapo; não estou me referindo ao prefeito de Uibaí, pois tenho muito respeito pelo referido cidadão e a bem da verdade, sempre estive junto em todas as campanhas, não me envergonho da trajetória curva que necessitamos fazer para abalar o podre poder do Pé da Serra. Sinto um certo avanço, tímido e realmente perigoso, um pulo no escuro que a gente não sabe onde vai dar, mesmo assim, não posso concordar com tudo que saiu no Boca do Inferno, prefiro quase sempre ficar de longe do saco de confetes, mesmo se tratando de litígios entre escribas de bem. Gosto também de ler o contraponto do Boca do Céu, afinal a democracia ainda é a forma menos danosa aos cidadãos. É com muito carinho que escrevo tais comentários.

Atenciosamente.
Enoch Carneiro.

Anônimo disse...

É rapaz, parece que a trupe socialista (COMUNISTA, FIDELISTA, CHAVISTA, HITLERISTA, FACISTA, EVOMORALISTA) esta braba com o prefeito atual, também pudera né, não os convidou para o banquete social, cultueral e tal.
Assim não da né, tenham certeza, SENHORES LIBERTADORES (ops! já ouvi esse discurso antes), incompetentes que são, não deixariam saudades de sua passagem, como, de fato, o atual não deixará. HÁ BRAÇOS!