05 novembro 2009

SANTO MAU GOSTO

O apelo à irracionalidade, a valores emotivos  está entre os recursos mais utilizados por políticos de todas as procedências. Assim, os sentimentos religiosos ,por  se calcificarem sobre valores maior parte das vezes de ordem emocional, por se enraizarem quase sempre em temores irracionais, acabam virando o alvo predileto, sobretudo de políticos picaretas. Esse monumento ao mau gosto, na foto ao lado, grotescamente plantado em meio ao asfalto na entrada de Uibaí é um exemplo claro não do pendor religioso dos habitantes do município, mas da sanha oportunista do ex-prefeito que, empenhado em ganhar a aprovação dos munícipes, achou de apelar  para o fervor religioso na modalidade carola, algo em franca decadência há bastante tempo.

A  santa de cimento é uma criação tosca,  é uma obra horrorosa, troncha, mal ajambrada e mais incomoda pela feiúra e  péssima localização do que exalta qualquer resquício de fervor religioso que haja na Canabrava. Por respeito à diversidade religiosa, a fé católica e mesmo à sensibilidade estética já um tanto melhorada dos uibaienses não seria o caso de remover tal entulho  que ofende a crença, o senso estético e ainda atrapalha o trânsito?

Essa não é a primeira vez que se apela ao sentimento religioso para manipular o povo. Já houve um prefeito imbecil, igualmente pilantra, que "reformou" a igrejinha centenária do centro da Canabrava. Não questionamos necessariamente a tal reforma. Ela poderia ser destacada como uma preocupação com o  patrimônio histórico de Uibaí, se as escolas estivessem bem assistidas, os funcionários municipais bem pagos, os povoados supridos em suas necessidades etc. Não era o caso, o prefeito reformador de igreja teve que ser arrancado do cargo devido ao excesso de corrupção e de autoritarismo. Fica aqui a sugestão de remoção do trambolho do meio do asfalto e, para quem quiser, também  um conselho: nunca acredite em administradores que preferem construir bonecos de cimento na rua a investir na educação e na saúde do seu filho. Há braços!

Nenhum comentário: