11 dezembro 2008

QUIXABEIRA EM MOVIMENTO

vista parcial da Quixabeira, foto do orkut de Baltazar.

O Povoado de Quixabeira por muito tempo passou uma imagem negativa. As pessoas se sucumbiam ao estigma de que dali não vinha nada que prestasse. Mas esquecendo esse passado, busquemos pensar o presente que é bem melhor. Com o passar do tempo, aquele povo mostrou-se diferente. O ingresso de várias pessoas na universidade pública foi um grande passo. Outro passo desenhado pelos quixabeirenses foi a busca por uma nova atitude, um novo pensamento.



Caminhando nessa direção nasceu o Gpec (grupo política, ecologia e cultura) para contribuir com o crescimento do nosso lugar. Ele é muito importante, pois tem uma visão diferente dos outros grupos nascidos em solo uibaiense. Além de ter em vista a cultura, visa também à ecologia e ao engajamento político, garantindo o possível confronto com os desmandos do poder estabelecido.


O Gepec teve uma posição contraria aos dois candidatos à prefeitura de Uibaí, porque eles não apresentaram propostas claras para a população. Mas o grupo não estava querendo apenas ter uma atitude radical, sem um pensamento crítico, e, sim, propor uma discussão mais inteligente sobre a política regional. Não ser apenas contra o pleito atual ou apoiá-lo de forma incondicional sem ter senso crítico, sem ter nada a opinar.


O grupo balançou o cenário político. Deu uma chacoalhada nas pessoas, com a intenção de mostrar que não adianta mudar o nome do candidato sem mudar a forma de se conduzir a política. Defendeu que não basta apenas ter um mestre lá na prefeitura, um senhor condutor da economia, da saúde, da educação a seu bel-prazer. O Gpec mostrou que o povo tem que ter consciência política, tem que estar ali fiscalizando quem ocupa algum cargo público, seja vereador, prefeito, deputado ou presidente da república, pois estes são eleitos pele voto e têm o dever de zelar pela dignidade do povo e pelas coisas do povo. Assim, o Gpec entende que a população tem o direito e o dever de cobrar, de propor e de discordar das ações de seus representantes. Por isso, o Gpec foi contra a forma como se conduz a política uibaiense, por ter consciência de que ela não favorece aos interesses do povo. Os partidos políticos só querem cada vez mais a alienação da população para poderem governar conforme suas cabeças e bolsos.


Na ecologia, o Gpec pensa o futuro da população, o futuro dos filhos, se eles vão viver em um ambiente limpo e saudável. A sustentabilidade, ou melhor, como conviver com a natureza sem matá-la. O grupo procura promover ações de conservação da natureza, como plantar árvores nativas, valorizando o meio ambiente local; reciclar o lixo (como plástico, papel, ferro, zinco etc) existente nas ruas do povoado, e na serra das laranjeiras.


Além de tudo isso, o grupo promove leituras, recitais de poesias em escolas, nas ruas, nas feiras culturais, em semanas de arte etc. A cultura enriquece a população é uma fonte de integração do grupo, tal como é fonte de diversão e integração com a população.


(baltazar lopes cavalcante, para o boca do inferno)



15 comentários:

Anônimo disse...

Baltazar, a maioria dos grupos anteriores ao Gpec tinha as mesmas preocupações do Gpec. Talvez a ênfase ecológica do Gepec apareça um pouco mais, devido ao contexto atual "aquecimento global" dar mais relevância ao tema. alan

Anônimo disse...

Pode ser que sim, esses movimentos são o reflexo processo historico.
Se os outros movimentos, anteriores ao gpec, tinham as mesmas preocupaçoes, é ainda melhor pois, os erros não aconteceram e os acertos podem ser repitidos e melhorados. Não acha? Baltrazar

vilmas disse...

Jovem Baltazar,a velha intriga da oposição vai tentar desfragmentar o grupo para enfraquece-lo.Deve-se cuidar da religião ou seja, da união do cito, e assim mante-lo forte e atuante.VILMALI

Alan Oliveira Machado disse...

De fato, Bau. Espero que o grupo esteja sendo montado sobre a base das experiências anteriores, aproveitando seus pontos positivos e aprendendo com os erros do passado. alan

Anônimo disse...

Engraçado essa questão. O tal Raimundo, líder dos revolucionários 'GPEC', por várias vezes foi flagrado em comícios do Dr. Raul, sendo assim, provavelmente ele e sua revolucionária esposa confirmaram seus votos ao famigerado senhor prefeito.
Que revolução iniciada pelo líder do GPEC, hein Sr. Intelectual de araque...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Ai, caro anônimo, eu nao posso responder esse comentario, é muito complicado, primeiro é que vc está anomimo, segundo, essas coisas de intelectualidade e revolucão não tenho saco para debater, é uma bosta. Terceiro fofoca eu nao comento, não tem fundamento algum. Baltazar

Anônimo disse...

só por curiosidae baltazar. já que você não tem saco para debater sobre intelectualidade e revolução você e seu bolg são na verdade um paradoxo perigoso e preocupante, não acha?

GTV BOCA DO INFERNO disse...

Caro anônimo, este blog é um espaço aberto à participação de qualquer pessoa, independente das posições que defende. Como espaço livre e plural certamente estará sujeito a paradoxos. Paradoxos só são perigosos a sistemas fechados e mentes totalitárias, que trabalham na normalização e domínio de rebanhos.
Ass: Moderador

Anônimo disse...

olá querido moderador!
acho que talvez lhe falte um pouco de leitura, mesmo por que,seguindo uma linha de raciocínio citando os ditadores, só para exemplificar, que possuem um comportamento que refletem na conjuntuta uma conduta totalitária, se observa que os mesmo não seguem paradoxos, mas sim, uma idéia fixa!! voltando ao que por mim foi postulado um pouco mais acima, e você não respondeu, como pode fazer parte de um grupo que você classifica como bosta o seu principal ideal de surgimento luta e resistência? e obviamente espaços livres e dinâmicos são sujeitos a paradoxos,mas dos próprios articuladores e tão contraditórios fica um tanto quanto estranho!
ah! pode me chamar de neyla...
p.s: eu não lhe conheço! achei seu blog por acaso na net! fiquei instigada pelas publicações e principalmente pela luta em prol do povoado onde vive, entretanto, ao ler a sua concepção sobre revolução e intelectualidade fiquei um tanto quanto decepcionada, por isso lhe perguntei sobre o paradoxo!desculpe se lhe pareceu incoveniente!embora equivocado gostei da resposta! adoro respostas audaciosas! foi baltazar quem respodeu ou o moderador é outra pessoa?
obrigada pela atenção!

Anônimo disse...

retificando! caro moderador,
só depois de ter enviado a msg é q percebi que o comentário pontuado por mim, na verdade, só veio a enfatizar a sua concepção sobre o perigo dos paradoxos! desculpe! serei mais astuta da próxima vez! desconsidere e responda "apenas" a pergunta que lhe faço.
atenciosamente,neyla*

GTV BOCA DO INFERNO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GTV BOCA DO INFERNO disse...

Cara Neyla,acho que o problema de leitura não é meu, eu não disse que ditadores seguem paradoxos, pelo contrário, leia o meu primeiro post novamente e vai perceber o que digo. baltazar é um colaborador, como tantos outros, livre no que diz. Cabe a ele responder a sua pergunta uma vez que ela foi dirigida a ele. A resposta que dei ao seu post buscava tão somente mostrar que a responsabilidade pela variedade do que é postado no blog não é de baltazar. Ele apenas colabora.

há braços! alan

Anônimo disse...

olá alan!
muito prazer!
mais uma vez peço desculpas pelo equívoco da resposta. as vezes é necessário força para proferir a palavra, porém é preciso muita coragem para admitir o erro a tempo e pedir desculpas!! muito obrigada por me responder! você escreve muito bem. ah! antes que eu me esqueça espero que existam sempre: braços e "há braços"!
atenciosamente, neyla!

Alan Oliveira Machado disse...

Valeu, Neyla... A gente se encontra em outras postagens por aí. Obrigado por se interessar pelo nosso blog. Há braços! alan