12 dezembro 2008

BOCA DO INFERNO 39, nov./dez 2008

EDUCAR PARA O MUNDO
A educação brasileira precisa mais do que nunca de profissionais compromissados com uma atuação docente centrada no crescimento intelectual dos educandos, na preparação destes para o domínio dos saberes básicos, na preparação destes para crescerem com plena capacidade de interpretar o mundo, a cultura, para conviver com a diversidade.

A sala de aula não é espaço de doutrinação, não é laboratório sociológico para a formação de militantes em favor de uma ou outra ideologia. A sala de aula, a escola é lugar de convivência com os saberes que constroem as bases sólidas para a sobrevivência na sociedade; é, portanto, o espaço privilegiado da contradição e da pluralidade. O mundo é plural, os desafios da humanidade são múltiplos. Assim, o educando só é capaz de se construir criticamente, solidamente, quando tem acesso aos códigos básicos indispensáveis ao entendimento da existência. De acordo com Sartre, “o homem é responsável pelo que é. Desse modo o primeiro passo (...) é por todo homem na posse do que ele é, submetê-lo à responsabilidade total de sua existência”. Eis, a meu ver, a missão dos Professores, a verdadeira missão dos educadores... Sua importância e responsabilidade na construção de um mundo com a mais verdadeira feição humana.


Há braços! alan oliveira machado

2 comentários:

Anônimo disse...

É a educação brasileira está perdida. Perdida, pois não educa para se ter um conhecimento técnico de uma profissão, porque isso seria educar para da uma sociedade capitalista. Também não se ensina o suficiente para que os alunos se tornem acadêmicos. enfim a escola joga conteúdo dentro da cabeça dos alunos.Com didática rudimentar, com livros fora da realidade dos educandos, uma escola de Manaus utiliza os mesmos livros didáticos de uma escola paulista que são os mesmos que as baianas utilizam.E assim vão se construindo a (des) educação brasileira. REcentemente lendo uma dessas revistas semanais (serviço de desinformarão semanal) inVEJA , tinha um texto sobre a formação dos professores brasileiros, estes estudam as metodologias, filosofia, sociologia, porem tudo fica no campo da teoria, na pratica nada. isso contribui para a péssima formação dos professores (segundo a revista). Mas o que falta é comprometimento dos educadores, pois, a maioria, está insatisfeita com sua profissão, por isso não buscam novas formas de passar e adequar os conteúdos programáticos passados pelo Mec.Um outro fator, é a formação básica educacional destes educadores (pedagogos), muito deles vêem da escola publicas, com dificuldades nos conteúdos passados durante a formação educacional.Durante o curso acadêmico não terão a chance de recuperar aqueles conteúdos perdidos.

Baltazar Lopes Cavalcamte

vilmas disse...

Infelizmente conhacemos vários "professores" que não se encaicham em nada nesse contexto.
Coisa triste!!!!!!!!!!!!