19 julho 2009

UIBAÍ NA INTERNETE


Uma rápida pesquisada na internete nos permite verificar que há um número razoável de grupos, listas, blogs e flogs uibaienses no espaço online. Nós aqui nos perguntamos sempre qual a finalidade dessa presença na internete. Que é positivo os uibaienses estarem cada vez mais plugados e conectados ao mundo virtural não temos dúvidas. Mas a maioria dos grupos, listas, flogs, blogs é vazia. Parecem mais uma pegada, um rastro deixado por alguém que passou pelos interstícios do mundo virtual sem saber muito bem o que fazer. Há nesses espaços um vazio de reflexão, uma preguiça de ler, uma dificuldade medonha de discutir e expor ideias.

Recentemente abrimos um grupo para o Boca do Inferno. Lá pusemos um primeiro questionamento. As pessoas poderiam criticar, discordar, rebater, sugerir outras questões... mas nada... o vazio continua... Não apenas lá!

A gente até se lembra daquele textinho "Macaquinhos pós-modernos", publicado como editorial no Boca do Inferno número 28, em 2005, que começava assim: "Dura essa cultura da aparência. Tão rasa como uma poça de lama. Desejo volatilizado, disperso numa superfície eterna, profunda como a limpeza do OMO, pois só OMO limpa profundamente o que não tem profundidade. Parecer é Ser e assim segue a vida desse macaco em pedaços. Essa alma da superfície arrebatada insistentemente por ventos contrários, torvelinho sem rumo próprio, mas em constante direção ao consumo desenfreado, sobretudo o da imagem. Pareço ergo sum! Aí basta montar um visual de artista, de heroi, de intelectual e tutti quanti para Ser e sangrar ou fazer sangue em causa própria". O que parece é que nosso pessoal ainda não descobriu o imenso potencial da rede mundial. Ainda está naquela fase primária de se regozijar com a simples demonstração de que pode fazer uso das ferramentas. É a rudimentar fase narcisista do gozo de ver o nome estampado em um blog próprio, num grupo, flog, lista ou algo que o valha. Como diz o nosso revoltado editorial já citado acima basta: "plantar a cara vazia e morta, cheia de mega-pixels, de vento e de flato, cheia do que não tem raiz e oferecer o nada envolto na mais enganadora cosmética de sorrisos, poses e grunhidos idiomáticos"...

A gente espera sempre mais dos micreiros uibaienses, a gente espera muito mais dos nossos internautas. É nosso dever! Aprendam a comentar blogs, a discutir em grupos, a analizar gestos, posturas, imagens... É essa a função democrática da internete. Ela permite a plena liberdade de expressão, com direito inclusive a anonimato aos mais arredios. A internete comporta uma mega semiosfera! Semiosfera é campo de sentidos, de significados voláteis, flutuantes, desterritorializados... O nome já diz tudo: semiosfera é espaço povoado por signos, melhor, pelo trânsito constante de signos... O que temos a perder entrando nesse jogo? Vamos continuar na internete alimentando o espetáculo futil, o circo sem conteúdo e sem razão? HÁ BRAÇOS!

4 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado por este maravilhoso post.Admiring o tempo e esforço que colocou em seu blog e informações detalhadas que você oferece.

Anônimo disse...

Estive pesquisando na Internet tentando encontrar idéias sobre como obter o meu blog pessoal codificado, o seu atual estilo e tema são maravilhosos. Você código de sua própria ou você contratar um programador para fazê-lo para você pessoalmente?

Anônimo disse...

Simplesmente matando alguns entre o tempo de aula em Digg e descobri o seu artigo. Geralmente não é o que eu prefiro a examinar, no entanto, era absolutamente preço meu tempo. Graças .

Anônimo disse...

Este é um recurso tão útil maravilhosa que você está fornecendo e dá-lo livre ausente da carga. Eu adoro ver sites que compreendem o valor de fornecer um recurso útil qualidade gratuitamente. É a velha que vai, volta do programa.