26 julho 2009

MOVIMENTO DE QUE MESMO?


Neste final de semana houve um encontro de mulheres em Uibaí: "Movimento de marias". Dizem que aconteceram algumas palestras, alguns debates... E dizem até que lá homem podia entrar, mas não podia falar... Só podia falar quem tivesse vagina. Isso mesmo! Não vamos entrar no mérito disso... No quanto é pré-histórica tal condição. Vamos ver o lado positivo dessa iniciativa.
Se tal iniciativa não correspondeu na prática a uma atividade financiada com dinheiro público, com o fito específico de fazer propaganda ideológica para o PT e congêneres. Se não reduziu a discussão ao panfleto ridículo que a secretaria de mulheres do PT costuma lançar ao vento tingido de rosa, deve ser encarado como um avanço. Se discutiu a violência contra mulheres e principalmente a violência que mais atinge a Canabrava que é o abuso sexual de meninas pré-adolescentes e adolescentes disfarsado de farra, diversão etc, o evento representa algo sadio. Se da discussão tirou-se um programa, um plano de ações e metas para atender às mulheres canabrabeiras, estão de parabéns os organizadores. Se as mulheres que, segundo informantes que estiveram no local, eram muitas apreenderam alguma coisa de tudo aquilo, a gente fica feliz e satisfeito. Mas, sinceramente, esperamos que a mulher que participou do evento e cedeu a seguinte entrevista seja uma exceção:

B.I: a senhora gostou desse dia dedicado às mulheres?

MARIA: Adorei, minha filha! Se todo dia tivesse um desses!

B.I: Por que a senhora gostou?

MARIA: Ah, minha filha, quem não gosta de uma comidinha de graça? E de ganhar bolsa de presente? Olha aqui que beleza de bolsa? Se todo dia a gente ganhasse uma bolsa e uma comidinha dessas, aí era bom demais!

B.I: Mas o que a senhora gostou dos debates?

MARIA: Ah, tinha umas mulheres falando umas coisas lá mesmo, não sei direito o que era, parece que era importante. Umas mulheres feias de Salvador.

B.I: E elas disseram o quê?

MARIA: Não sei não, mas eu acho que vou votar nelas.

B.I: Mas não estamos em período eleitoral!

MARIA: É, mas não existe almoço grátis, minha filha! Se continuarem a fazer esses almoços com presentes, num perco um!

Tirem suas próprias conclusões. HÁ BRAÇOS!

Nenhum comentário: