31 julho 2009

ÁREA DE CULTURA À DERIVA


A área de "cultura em Uibaí" está à deriva. A nova gestão do município, assim como as anteriores, não sabe bulhufas de cultura. Também pudera, olha o naipe de quem está do poder! O diretor de cultura do município, coitado, pensou que puxar saco seria o suficiente para prosperar como representante da área. Não que ele não tivesse condições para desenvolver um bom trabalho. Condições tinha sim. Nós o considerávamos um cara esclarecido, inquieto e com potencial, mas não bastou isso. Um cérebro esclarecido mergulhado na mediocridade e um saco de toucinho têm a mesma eficiência. A inoperância da área de cultura, segundo alguns, é produto da preguiça mesmo. Há até os que julgam que o diretor caiu porque não conseguiu pongar no trabalho que a Aupac, o Gpec e o Seu vêm realizando. Nós aqui pensamos que a coisa é bem mais complexa. Para a cultura prosperar na Canabrava, o prefeito vai ter que aprender a fazer política. Vai ter que saber conviver com desafetos que têm serviços prestados e a prestar ao município. Vai ter que largar a mentalidade de ponga. Vai ter de deixar de achar que cultura é propaganda ideológica, é panfleto partidário. Vai ter de abrir espaço para quem quer e pode fazer cultura. HÁ BRAÇOS!

Um comentário:

Anônimo disse...

Assino embaixo e digo mais, a cultura em Uibaí ainda há de prosperar, somente pelo belo trabalho desses grupos como AUPAC, SEU, etc. E todo o trabalho feito pelas pessoas que estão diariamente no Salão do Grêmio, acho que isso tem feito muito pela cultura em Uibaí, porque se fosse depender do secretário de cultura e toda a equipe que está no poder, seria o fim. Eles, quando promovem algo, algum evento na cidade, acham que precisam trazer algo brega e que está na mídia, para se autopromover. Não suporto os festivais que acontecem aqui nas cidades circunvizinhas e tb em Uibaí, com o apoio do pessoal da prefeitura, onde eles pagam uma grana preta para trazerem um grupo brega de arrocha ou qualquer outra coisa ridicula que esteja na midia.
Não entendo o motivo de trazer algo assim, já cheguei a discutir com o pessoal dessa gestão sobre o assunto, eles me disseram que aquilo é o que o povo gosta, desculpa pra boi dormir. Porque nunca tentaram trazer um artista de renome, aposto que as pessoas iriam prestigiar da mesma maneira.
Sem falar que o Senhor Prefeito e toda sua equipe não estão capacitados para promover cultura no municipio de Uibaí, medíocres como são, do alto da sua ostentação de riqueza onde desfilam de carrões na cidade de Uibaí, eles vão achar que cultura é algo supérfluo, ou talvez o conceito de cultura que eles tenham, seja totalmente diferente. É lamentável que seja assim, pois os filhos de Uibaí, como pessoas inteligentes que são, depois de sofrerem a falta de tantas coisas, merecem ter lazer e cultura de qualidade.